Templo Debod: o Egito em Madrid

Martina Carvalho - 07/10/2016

Parece que eu só escrevo sobre parques, não é? Preciso melhorar meu repertório de posts, mas é verdade que aqui tem um monte de parques legais para aproveitar e que, como não estou trabalhando, este é meu novo passatempo. Adoro pegar um livro, sentar no meio das árvores e tomar um chimarrão (minha erva-mate está acabando, socorro!).

Caso você tenha uma viagem programada para Madrid, recomendo que você inclua este parque no seu city tour. O local é bem central, tem muito verde e é um excelente pit stop entre o Palácio Real e a Plaza España, fica a menos de dez minutos caminhando.

A grande atração deste jardim é o Debod, um templo Egípcio (sim, você leu certo!!) que fica no meio de Madrid e é a única testemunha arquitetônica núbio-egípcia que pode ser contemplada na Espanha.

Muitas pessoas pensam que o Templo é uma réplica, mas não é verdade! O Debod foi construído há mais de 2200 anos na beira Rio Nilo e foi dado de presente para Espanha como agradecimento pela ajuda na recuperação e restauração de alguns templos que ficaram submersos depois da construção da barragem de Assuã.

Além de ser lindíssimo por fora, é possível fazer uma visita gratuita dentro do templo e ver alguns hieróglifos de perto. Uma ótima oportunidade para quem sempre sonhou em conhecer o Egito, assim como eu!

Caso sua passagem por Madrid seja rápida e você não tenha tempo de entrar no local, aconselho dar uma passada pelos jardins, olhar o espelho d’agua (que simboliza o Nilo) e ver uma das mais bonitas vistas da cidade – do mirante do parque é possível ver o Palácio Real e a Catedral de Almudena sob um novo ângulo. Já para quem tem mais tempo minha dica é esperar o entardecer ali e curtir o pôr do sol mais bonito da cidade!

vista jardim-templo-debod o-templo por-do-sol-templo