O que fazer na Páscoa em Madrid

Martina Carvalho - 12/04/2017
Páscoa em Madrid

Considerando a tradição católica, a Semana Santa é um das épocas mais celebradas na Espanha. Aqui o feriado já começa na quinta-feira e é comum que as pessoas saiam de férias neste período do ano.

A cidade de Sevilha, na Andaluzia, possui uma das tradições mais fortes  (são mais de 70 procissões programadas a cada ano) e costuma receber muitos turistas de várias partes do mundo. Ainda não tivemos a oportunidade de estar lá neste período do ano, mas ano passado curtimos a Páscoa em Madrid e adoramos. Caso você esteja por aqui ou chegando na cidade, seguem algumas dicas:

 Siga a rota de alguma procissão

Ao longo da Semana Santa, muitas igrejas fazem procissões lindíssimas, que mechem com quase todos os sentidos. Na última Páscoa acompanhamos a procissão de Jesus de Medinaceli, que dizem que é uma das mais famosas da cidade. A procissão é muito bonita: são muitos incensos e velas queimadas, música constante e ritmada e trajes que remetem a séculos de história. Mesmo para quem não é religioso, vale a pena conferir um pouco desta tradição, que aguça nosso imaginário e nos faz viajar no tempo.

Para ver a procissão com uma visão privilégiada é preciso chegar cedo, já que, as principais ruas do centro ficam tomadas de gente. Toda a programação da Semana Santa está disponível no site da comunidade de Madrid!

      

Prove as famosas (e deliciosas) Torrijas

Diferente do Brasil, o Coelhinho da Páscoa não está tão presente por aqui e os Ovos de chocolate não são tão fáceis de encontrar. Aproveitando esta mudança, ano passado foi o ano que provei e me apaixonei pelas Torrijas, um doce típico desta época do ano.

As Torrijas são uma espécie de rabanada, uma comida que é feita com o “pão dormido”, mas que é tão famosa por aqui que, nesta época, ganha uma rota especifica para degustação. São alguns sabores e formatos de apresentação: as tradicionais de leite, as de vinho, as de chocolate, as aromatizadas com mascarpone, as de mel com canela, etc. Para os celíacos há locais que vendem as Torrijas sem glútem, assim como, há versões específicas para intolerantes à lactose.

Quase todas as padarias e cafeterias oferecem a sua versão, sendo super fácil de encontrar esta iguaria nesta época do ano. Sugiro que além de se aventurar por novos sabores você também experimente as receitas originais de padarias centenárias. Com destaque para as Torrijas da Casa Mira, um local super charmoso no centro da cidade e as da Mallorca, uma confeitaria bastante tradicional.

     

P.S.: Falei com tanto entusiasmo das Torrijas para minha professora de Espanhol, que esta semana terei uma aula especial só para aprendê-las. Espero que dê tudo certo!! Aqui deixo o link com a receita para àquelas pessoas que não querem gastar nesta Páscoa, mas que querem surpreender a família com um prato tradicional Espanhol (uma dica de presente original e barata).

Assista a Tamborada

Este é mais um evento típico que acontece em Madrid na Semana Santa, onde os tambores anunciam a Ressurreição de Cristo com um barulho ensurdecedor. Dizem que esta tradição vem de Zaragoza, onde o batuque anunciava as grandes conquistas. Entretanto, o sentido mais aceito para Las Tamborradas é a encenação do terremoto que aconteceu em Jerusalém quando Jesus foi crucificado.

Esta procissão, que acontece no domingo, finaliza na Plaza Mayor, onde pessoas de todas as idades tocam ardorosamente tambores e bumbos de forma ritmada enquanto a plateia, repleta de diferentes culturas e crenças, assiste com alegria ao espetáculo! Vale a pena conferir!

É com esta energia e com a felicidade de recebermos visitas especiais neste feriado que desejamos uma Feliz Páscoa a todos!!