Mercado Cervantino de Alcalá de Henares: o maior Mercado Medieval da Espanha

Martina Carvalho - 09/10/2017
Mercado Medieval Madrid

Eu nunca imaginei curtir um domingo em um Mercado Medieval, mas este final de semana recebemos um convite irrecusável de um casal de amigos: “vamos visitar o Mercado Cervantino de Alcalá de Henares?”. Não pensamos duas vezes e embarcamos nesse ‘Getaway‘!

Já tínhamos visitado a cidade, que é conhecida pelas tapas abundantes, pelos ninhos de cegonha, pela Universidade (que já foi o melhor campus europeu) e, claro, por ser a terra natal de Cervantes. Entretanto, o que nos surpreendeu desta vez foi descobrir que ela promove o maior mercado temático da Espanha e um dos mais importantes da Europa.

Todos os anos Alcalá de Henares regressa ao Século de Ouro para homenagear seu morador mais ilustre: Don Miguel de Cervantes e os personagens da sua obra.

O que ver e fazer no Mercado Cervantino de Alcalá de Henares

O Mercado Cervantino, ou Mercado Medieval, é uma festa popular que recebe anualmente mais de 200 mil pessoas e tem uma programação super interessante. Durante seis dias a cidade vira palco de diversas atrações, que vão desde uma cavalgada de Dom Quixote e Sancho Pança até encenações de batalhas medievais. 

Para a criançada há jogos interativos e é uma baita oportunidade de interagir e conhecer um pouco mais da cultura do país. Mas os adultos também têm diversão garantida: dá para voltar no tempo com as ruas enfeitadas e com as pessoas usando trajes típicos. 

O mercado possui mais de 400 barraquinhas de artesanato ambientadas na época e o casco histórico vira uma verdadeira festa. Nós aproveitamos o domingo ensolarado e a boa companhia para caminhar sem compromisso pelas ruelas da cidade. Nos divertimos muito! Em cada quadra nos deparávamos com várias opções para compras e comidas deliciosas. Se por um lado é legal ver os artesanatos, acessórios e roupas, a parte que mais nos interessou foi as das comidas e bebidas.

 Comendo no mercado medieval

O que comer no Mercado Cervantino de Alcalá de Henares

A gastronomia espanhola sempre nos surpreende e no Mercado Cervantino de Alcalá de Henares é possível encontrar barraquinhas com comidas típicas de várias regiões do país e também de outras partes do mundo. 

Há opções para todos os gostos e bolsos, para comer ali ou para levar para casa. Inclusive é possível fazer uma grande degustação sem gastar nenhum centavo: algumas barracas oferecem pequenas porções de queijo e embutidos espanhóis de dar água na boca, o difícil é escolher o que colocar na sacola. Nós saímos de lá com dois queijos premiados, um de cabra e outro ovelha, além de algumas especiarias.

E para quem tiver a intenção de fazer um lanche ou uma refeição, o Mercado Medieval oferece opções deliciosas. Nós provamos (e aprovamos) algumas delas, com destaque para o Jamon Assado feito no braseiro e para o Kebab artesanal de porco na brasa, que é feito com um porquinho no rolete.

Algumas dicas sobre o Mercado Cervantino de Alcalá de Henares

Se você gostou deste relato e ficou com vontade de conhecer este mercado, seguem algumas informações que podem ser úteis para sua visita:

  • O Mercado Cervantino acontece anualmente e neste ano vai até o dia 12/10. As apresentações são feitas em dois turnos: das 12h às 14h e das 18h às 22h. Já a feira fica aberta todo o dia. A programação completa você encontra no site da prefeitura.
  • Para ir de Madrid à Alcalá de Henares existem algumas opções:
    • De carro: indo pela A2 o percurso é de 34 km e demora em torno de 30 min.
    • De trem: há duas linhas do cercanías (C2 e C7) que interligam Madrid à Alcalá de Henares. Os trens saem de várias estações e chegam à cidade em pouco mais de 35 minutos. O valor do bilhete depende de quantas zonas serão percorridas, mas para quem sai do centro de Madrid custa 3,40€.
    • De ônibus: um ônibus interurbano (linha 233) sai do Intercambiador da Avenida de América e chega à cidade em 30 minutos. O bilhete custa 3,60€.

Enfim, um texto breve de uma experiência super legal! Para quem gosta de programas diferentes e ainda não sabe o que fazer no feriado de quinta-feira (12/10), esta é uma baita opção! Para quem quiser saber mais sobre Alcalá de Henares, sugiro ler o relato que a Larissa escreveu no ¡Esto es Madrid, Madrid!. Na primeira vez que estivemos na cidade seguimos o roteiro dela e foi muito legal. E para quem quiser saber mais sobre outras opções de escapadas de Madrid, sugiro ler os textos sobre Segóvia e Toledo, aqui do blog.

Algumas fotos desta viagem:

Asados Mercado Medieval Alcalá de Henares  Doces e Caramelos EspanhóisCavalgata de Don Quijote Cerdo Asado Mercado Medieval de Alcalá de Henares  Domingo no Mercado Medieval de Alcalá de Henares  Quesos de lo Mercado Medieval de Alcalá de Henares Artesanía de lo Mercado Medieval de Alcalá de Henares Sobre asado Mercado Medieval de Alcalá de Henares